2015/09/30

João Calvino e o calvinismo (2013). Traducido


São Paulo, Editora Pendão Real, 2013. 

Organizador: Eduardo Galasso Faria

Seleção de textos traduzidos de: Juan Calvino, su vida y obra a 500 años de su nacimiento. Leopoldo Cervantes-Ortiz, ed., Terrassa (España), CLIE, 2009.

O levantamento de dados e a reflexão sobre a vida, o pensamento e a obra de João Calvino, com suas implicações para igreja e a sociedade, representam um trabalho cumulativo a que muitos historiadores, sociólogos da religião e teólogos têm se dedicado. Hoje temos incontáveis informações tanto sobre a pessoa do reformador como de seu legado, manifestos nos diversos calvinismos surgidos na história e seus reflexos inclusive na formação da moderna civilização ocidental.

O livro que temos em mãos é uma coletânea de escritos que resultam dos exercícios de meditação e intuição provenientes das descobertas acerca do real significado da pessoa do reformador bem como de sua influência. Sabemos que, quanto maior a análise interpretativa do que ocorreu, melhores condições teremos para fazer um ajuizamento crítico necessário, dinâmico e motivador, que possa nos conduzir além dos clichês que alimentam o imaginário em torno desse tema, seja nos ambientes religiosos ou nos meios de fermentação intelectual seculares, como aqueles que trabalham com a história das ideias.

Editado por Publicações João Calvino, da Faculdade de Teologia de São Paulo – FATIPI – João Calvino e o Calvinismo – está na linha de continuidade com esse espírito de pesquisa compromissado e norteador, voltado para a educação teológica nos inúmeros espaços presbiterianos/reformados em nosso país e possivelmente em outros rincões de língua portuguesa no mundo. 

No comments: